Não consegue dormir? Desafios da insônia e alternativas seguras: O Papel Promissor da Cannabis Medicinal

Blog

Página inicial > Blog > Não consegue dormir? Desafios da insônia e alternativas seguras: O Papel Promissor da Cannabis Medicinal

Não consegue dormir? Desafios da insônia e alternativas seguras: O Papel Promissor da Cannabis Medicinal

Postado em 10/01/2024 por Simples Cannabis
Não consegue dormir? Desafios da insônia e alternativas seguras: O Papel Promissor da Cannabis Medicinal

A Cannabis Medicinal pode ser uma alternativa para a sua insônia.

No Brasil, cerca de 73 milhões de indivíduos enfrentam desafios relacionados à insônia, conforme revelam dados alarmantes da Associação Brasileira do Sono (ABSono) [1]. A incapacidade de iniciar ou manter o sono ao longo da noite implica em significativo sofrimento para essa considerável parcela da população. Muitos buscam soluções através de medicamentos hipnóticos ou benzodiazepínicos, por vezes sem a devida supervisão médica. Embora esses medicamentos desempenhem um papel crucial na medicina, sua utilização requer precaução e monitoramento, práticas que, lamentavelmente, nem sempre são observadas.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mais de 65 milhões de unidades de clonazepam (Rivotril) foram comercializadas no Brasil em 2022. O zolpidem, um hipnótico amplamente difundido, registrou um aumento de 71% nas vendas entre 2018 e 2020, conforme dados também fornecidos pela Agência. Vale ressaltar que o potencial de abuso dessas substâncias é considerável.

“A necessidade de abordagens mais seguras e eficazes para o tratamento da insônia se faz evidente, destacando a importância de considerar alternativas como a cannabis medicinal” – diz José Manzi, médico gestor da Simples Cannabis.

Nos últimos anos, múltiplos estudos têm mostrado benefícios no tratamento de distúrbios do sono com o uso de cannabis medicinal. Um exemplo notável disso é um estudo duplo-cego randomizado controlado, o padrão-ouro para estudos do tipo, realizado na Austrália, que demonstrou que 60% dos participantes que utilizaram doses baixas de THC e CBD deixaram de se classificar como portadores de insônia clínica, e 80% dos pacientes apresentaram melhora na qualidade do sono em geral. Os participantes do grupo que recebeu cannabis medicinal apresentaram uma média de ganho de 21 minutos de sono por noite comparado ao grupo placebo [3]. O medicamento foi bem tolerado de forma geral.

Fontes:

[1]  Associação Brasileira do Sono (ABSono)

[2] Anvisa

[3] RIED, Karin et al. Medicinal cannabis improves sleep in adults with insomnia: a randomised double‐blind placebo‐controlled crossover study. Journal of Sleep Research, p. e13793, 2023. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jsr.13793

Enviar uma mensagem
1
Posso ajudar?